Inserção social
IMPACTO SOCIAL
A integração dos discentes com as atividades do PPGNH ocorre ou pela participação dos alunos em atividades de pesquisa, ou em atividades de extensão, ou em ambas. Os docentes usam como estratégias de integração as reuniões científicas semanais dos grupos de pesquisa.
Também nas atividades de extensão, a participação dos discentes de graduação e de pós-graduação ocorre por meio da elaboração e execução de oficinas temáticas, cursos à distância na modalidade de autoaprendizado, fóruns de discussão virtual e organização de eventos direcionados à comunidade, com potencial repercussão no ensino (fundamental, médio e técnico).
Podemos citar algumas das ações que fortalecem a relação do programa e seus pesquisadores com a sociedade. Uma dessas ações é a organização e o acompanhamento de atendimento especializado em nutrição de atletas paralímpicos de alto rendimento. O pós-graduando coordena, com a supervisão do orientador, a atividade e orienta o trabalho de bolsistas de extensão e alunos de graduação envolvidos no projeto. O pós-graduando ainda orienta a elaboração de trabalhos que são direcionados a divulgação e apresentação de trabalhos nos eventos de extensão organizados pelo Decanato de Extensão da UnB.
O corpo docente do PPGNH tem parcerias de diferentes naturezas tanto com ministérios como com secretarias do governo do Distrito Federal. Ao longo dos anos tanto nas atividades de graduação como extensão e pesquisa foram sendo criados vínculos com gestores de políticas públicas de alimentação e nutrição/segurança alimentar e nutricional que proporcionam tanto campo de estágio, prática, como campo de pesquisa que têm gerado oportunidades valiosas de futuros profissionais e pesquisadores, mas também um conjunto de evidências que informam o planejamento e aprimoramento de políticas públicas. Entre 2021 e 2022, foi desenvolvido um projeto, a pedido da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, com o objetivo de desenvolver um processo de formação de lideranças para a implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Foram formados profissionais responsáveis pela implementação da Política em municípios brasileiros, assim como integrantes de Conselhos de Saúde.
Também está em desenvolvimento um projeto que envolve sete universidades públicas para analisar o processo de implementação no nível dos estados brasileiros da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Além deste diagnóstico e análise, o projeto também desenvolve uma estratégia de formação de referências técnicas de alimentação e nutrição das secretarias de estado da saúde para que possam definir estratégias que impulsionem a implementação de ações de cuidado em alimentação e nutrição na rede de saúde. Em 2024, foi iniciado o processo, em colaboração com o Departamento de Alimentação Saudável da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, de elaboração de um Marco de Referência sobre Clima e Segurança Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas, que envolve diferentes ministérios, universidades e outras organizações.
As ações mencionadas demonstram os esforços do PPGNH em colaborar com a comunidade e com o aprimoramento de políticas públicas que beneficiam a sociedade.