GRUPO DE ESTUDO EM NUTRIÇÃO SOCIAL

 

Líder(es): Elisabetta Gioconda Iole Giovanna Recine e Renata Alves Monteiro
Participante(s): 
Maria Natacha Toral Bertolin
Descrição:
O grupo tem contribuído de maneira ativa e qualificada, produzindo informações, análises e proposições sobre: – diagnóstico das diferentes dimensões da situação de segurança alimentar e nutricional de populações; – aspectos antropológicos e culturais sobre o ato de comer em sociedade; – processos e desafios da implementação de políticas públicas da área tais como: Política Nacional de Alimentação e Nutrição e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; – organização da atenção nutricional na atenção básica à saúde; – formação e desenvolvimento de capacidades em alimentação e nutrição em saúde coletiva; – promoção e proteção da alimentação adequada e saudável, considerando estratégias de educação alimentar e nutricional, ações regulatórias e estratégias de publicidade de alimentos.

 

 

GRUPO PENSA (PESQUISA EM NUTRIÇÃO E SAÚDE)

 

Líder(es): Kênia Mara Baiocchi de Carvalho

Participante(s): Eliane Said Dutra, Nathalia Marcolini Pelucio Pizato, Patrícia Borges Botelho e Ricardo Moreno Lima

Descrição: O grupo PENSA tem como objetivo estudar, em diferentes grupos populacionais, os fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) associados ao ambiente e estilo de vida, com foco no comportamento alimentar e componentes metabólicos. Em epidemiologia nutricional, atua em projetos vinculados a estudos multicêntricos como ERICA. Propõe-se a estudar também as repercussões metabólicas e clínicas das DCNT e de estratégias nutricionais aplicáveis à população afetada pela dupla carga de má nutrição, incluindo obesidade grave e cirurgia bariátrica, desnutrição e câncer. Ademais, testar protocolos clínicos e instrumentos para avaliação de consumo e de marcadores biológicos fazem parte de objetivos de projetos desenvolvidos. Os usuários do Sistema Único de Saúde em risco nutricional ou com DCNT são os principais atores investigados pelo grupo, mas outras populações e estudos experimentais também são focos de trabalhos específicos

 

 

BIODISPONIBILIDADE E METABOLISMO DE MICRONUTRIENTES

 

Líder(es): Sandra Fernandes Arruda Egle Machado de Almeida Siqueira

Participante(s): Eliana dos Santos Leandro, Teresa Helena Macedo da Costa
Descrição: O grupo investiga o metabolismo de micronutrientes e suas inter-relações metabólicas, com ênfase no mineral ferro e na vitamina A. Além disso, o grupo investiga potencial nutritivo e antioxidante em alimentos in vitro e in vivo. Por meio de metodologias de avaliação de biosdisponibilidade dos nutrientes, da regulação de genes envolvidas nas vias de sinalização do metabolismo de nutrientes e de marcadores biológicos de estresse oxidativo.

 

 

QUALIDADE NUTRICIONAL E ALIMENTAR

 

Líder(es): Wilma Maria Coelho Araújo Rita de Cássia Coelho de Almeida Akutsu
Participante(s):Raquel Braz Assunção Botelho, Renata Puppin Zandonadi, Verônica Cortez Ginani
Descrição: Quanto à qualidade nutricional, o grupo de pesquisa trabalha vários aspectos relacionados com a alimentação incluindo projetos relacionados a hábitos alimentares, consumo, antropometria, avaliação e educação nutricional. O grupo desenvolve pesquisas em Unidades de Alimentação e Nutrição, buscando melhorias na qualidade das refeições preparadas e distribuídas à população. Também concentra seus estudos considerando as necessidades fisiológicas especiais dos indivíduos: doença celíaca, diabetes, hipertensão, fenilcetonúria, entre outras. Do ponto de vista da qualidade alimentar, as pesquisas são desenvolvidas objetivando estabelecer uma relação entre os dados obtidos e suas interpretações sob a ótica da vigilância sanitária dos alimentos, ora considerando produtos, ora UANs, ora estratégias para a promoção da saúde.

 

 

AMAMENTAÇÃO E SAÚDE

 

Líder(es): Teresa Helena Macedo da Costa

Descrição: Projeto guarda-chuva que congrega vários aspectos no tema de amamentação e lactação. O interesse na área sempre permeou a atuação em temas ligados ao apoio, pesquisa e incentivo a amamentação e benefícios para as mães e seus os bebês. Ao longo dos anos várias publicações científicas e de divulgação foram desenvolvidas sob a égide deste tema de pesquisa. A avaliação da amamentação, do volume de leite materno e da alimentação infantil são temas de atuação do grupo de pesquisa no Distrito Federal e em colaboração da líder com outros pesquisadores no Brasil e no exterior. O Projeto MIMA (Milk Intake Meta Analysis) está sendo ampliando com a participação de pesquisadores da Holanda, Reino Unido, e da IAEA (international Atomic Energy Agency).

 

GRUPO DE ESTUDO EM BIOQUIMICA E AVALIACAO NUTRICIONAL      

Líder(es): Teresa Helena Macedo da Costa

Participante(s): Caio Eduardo Gonçalves Reis, Sandra Fernandes Arruda

Descrição: Os trabalhos deste grupo veem contribuindo para a elucidação dos fatores intervenientes da elevada prevalência de sobrepeso e obesidade na população, no esclarecimento dos fatores associados ao ganho ponderal, bem como as consequências metabólicas da acumulação lipídica. Temos interesse na avaliação do consumo, atividade física e no controle hormonal e nas repercussões terapêuticas na obesidade. O grupo também desenvolve projetos de avaliação nutricional de grupos específicos como atletas, adolescentes, adultos e idosos. Atuando em especial na avaliação e acompanhamento nutricional de atletas paralímpicos, com prestação de serviço especializado para esse grupo. Pesquisamos os efeitos do consumo de café sobre a saúde humana. Nosso grupo identificou o café como alimento funcional. Os projetos incluem avaliação do consumo de café pela população do Distrito Federal, o efeito do café sobre o metabolismo da glicose e sobre a glicogênese e o consumo usual de café no Brasil.

 

 

NESNUT – NÚCLEO DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS EM SAÚDE E NUTRIÇÃO

 

Líder(es): Maria Natacha Toral Bertolin e Vivian Siqueira Santos Gonçalves

Participante(s): Nathalia Marcolini Pelucio Pizato, Muriel Gubert

Descrição: O NESNUT atua como grupo consolidado de referência para as linhas de pesquisa de saúde materno-infantil e de educação alimentar e nutricional dentro da Universidade de Brasília. Busca desenvolver produção científica de qualidade nas temáticas estudadas, além de atividades de ensino e pesquisa envolvendo estudantes de Graduação (Iniciação Científica e em Trabalho de Conclusão de Curso), Mestrado e Doutorado. Os membros do grupo têm participação ativa e colaborativa em todos os projetos em andamento dentro das linhas de pesquisa. O Núcleo também visa fomentar a curiosidade e independência científica dos alunos em formação, capacitando-os para a concepção, o planejamento, e a execução de pesquisas epidemiológicas. Além das linhas de pesquisa de saúde e nutrição materno-infantil e do adolescente, e de educação alimentar e nutricional, o NESNUT também estuda temas associados à Segurança Alimentar e Nutricional, entendendo esse eixo de pesquisa como transversal às demais linhas focalizadas.

 

 

ALIMENTAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA

 

Líder(es): Renata Puppin Zandonadi e Raquel Braz Assunção Botelho

Participante(s): Rita de Cássia Coelho de Almeida Akutsu, Verônica Ginani

Descrição: O grupo de pesquisa trabalha aspectos relacionados à alimentação e qualidade de vida de indivíduos saudáveis e aqueles que apresentam restrições alimentares, sejam elas impostas por condições fisiológicas ou por opção. O grupo desenvolve pesquisas de abrangência local, nacional e internacional com vistas a compreender e avaliar os aspectos relacionados à alimentação e sustentabilidade, e incentivar melhorias na alimentação, no meio ambiente e na qualidade de vida dos indivíduos.

 

 

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DOS ALIMENTOS

  

Líder(es): Eliana dos Santos Leandro

Participante(s): Verônica Cortez Ginani, Patricia Diniz Andrade, Márcio Antônio Mendonça

Descrição: Vários microrganismos patogênicos podem ser veiculados por diferentes categorias de alimentos. A utilização de antimicrobianos naturais em alimentos tem sido uma estratégia para inibir o crescimento dos microrganismos patogênicos em alimentos. O estudo de respostas a estresses destes patógenos é fundamental para garantir a qualidade e segurança dos alimentos. O estudo da qualidade microbiológica dos alimentos por métodos microbiológicos convencionais e rápidos tem sido executado por este grupo de pesquisa.

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM NUTRIÇÃO, ESPORTE E METABOLISMO (GEPeNEM)

 

Líder(es): Caio Eduardo Gonçalves Reis

Participante(s): Bryan Saunders, Guilherme Eckhardt Molina Guilherme Falcão Mendes

Descrição: O grupo desenvolve atividades de ensino e pesquisa investigando os efeitos da dieta e dos suplementos esportivos no metabolismo humano e desempenho físico e esportivo. Nesse sentido, desenvolve ainda projeto de extensão com estudantes de graduação e realiza atividades com a comunidade externa (nutricionistas e atletas).